A UERGS é de todos. Salve-a!

Destinatário: arteuergs@hotmail.com

Nós, membros da sociedade gaúcha, viemos por meio desta petição, exigir a manutenção e ainda o direcionamento de investimentos para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), pois entendemos que ensino superior não deve ser um privilégio, mas um bem comum de todos.

Pensamos que um Novo Jeito de Governar, slogan utilizado pelo atual governo Yeda Crusius, deveria passar por investimentos em educação em todos os níveis: fundamental, médio e superior. Investimentos esses em qualificação permanente dos profissionais, na pesquisa, bem como na grade dos cursos oferecidos. Não podemos admitir que um estado como o nosso ceda às pressões das grandes universidades privadas, transformando os nossos cursos de graduação em cursos técnicos. Sabemos que, de acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), deverão ser contratados professores ao longo dos próximos anos nas áreas relacionadas às artes: dança, música, teatro e artes visuais. Para tanto, nós do sul do país, precisamos manter os cursos de graduação nestas áreas, com ensino público gratuito e de qualidade, o que já ocorre na UERGS Montenegro. Mas, devido ao sucateamento, falta de vestibular e a não contratação de professores por concurso público estadual, isso tudo está se perdendo. Tais atitudes impedem que muitos gaúchos, que têm interesse nas artes em geral, possam ingressar e concluir estudos em nível superior para sua profissionalização. A unidade da UERGS de Montenegro está em crise! Crise esta que pode causar o seu completo fechamento. Desde 2006 não ocorrem concursos vestibulares para vagas nesta unidade.

Desta forma, chamamos todas as pessoas favoráveis ao ensino superior público e de qualidade para se juntarem a nós nesta luta pela qualificação da UERGS em todas as suas unidades, e pela manutenção dos cursos de Artes Visuais, Teatro, Música e Dança. E, principalmente, pela exigência de concurso público para docentes na área das artes. Chega de descaso!!!

É inadmissível que uma universidade com a infra-estrutura e qualidade de ensino da UERGS possa fechar. Propostas como essa, são importantíssimas para o desenvolvimento de um estado competente e mais democrático, porque não colabora com o êxodo e o inchaço da metrópole, e valoriza e forma profissionais com ensino superior também em cidades do interior. Possibilidade única para quem não tem condição de estudar em uma universidade privada e na capital.

A unidade de Montenegro formou diversos profissionais de muita qualidade, que se destacam em suas áreas. Seu corpo docente é formado por professores competentes que também reivindicam o concurso público e a regularização da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, para que continue a formar profissionais preparados, para nosso estado e para o mundo.

Vamos lutar pela educação e pelo ensino superior gratuito! Estamos reivindicando um direito que é nosso: educação de qualidade para todos. A UERGS é uma realidade, já existe e precisa de reparos para que continue viva! Que nosso hino faça realmente sentido, sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra.