Contra a Demolição e a Favor do Tombamento dos Armazéns 4 e 5 do Porto de Vitória

Destinatário: Ministério dos Portos, Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, Prefeitura Municipal de Vitória, Secretaria de Cultura de Vitória, Secretaria de Turismo de Vitória, Conselho Municipal de Política Cultural de Vitória (CMPC)

Vimos nos posicionar terminantemente contrários à demolição dos armazéns 4 e 5 do Porto de Vitória, tendo como argumentos:

- o valor dos dois prédios como patrimônio arquitetônico e referencial paisagístico da cidade de Vitória - ambos foram erguidos em 1940, compõem a paisagem do centro histórico e a memória coletiva da cidade;

- a importância do armazém 5 para a cultura, visto que esse galpão abrigou as diversas edições do projeto Estação Porto, da Secretaria de Cultura de Vitória, com shows, espetáculos teatrais e de dança, além de outros eventos multiculturais nacionais e internacionais, como debates, exibições audiovisuais, concursos musicais e lançamento de livros, transformando assim num pólo cultural da comunidade do Centro de Vitória, carente de espaços públicos dedicados às mais diversas manifestações artísticas;

- a relevância do armazém 5 para o setor turístico da cidade de Vitória e do estado do Espírito Santo, pois o galpão, com toda sua infra-estrutura, é utilizado como estação de embarque e desembarque para os passageiros dos cruzeiros que tem Vitória incluída em suas rotas - apenas no verão de 2011, até o dia 25 de fevereiro, 28 cruzeiros fizeram escala em Vitória;

- a integração dos galpões do porto ao ambiente histórico-cultural do Centro, composto também pelo Palácio Anchieta, Theatro Carlos Gomes, Escola de Teatro e Dança Fafi e Museu de Arte do Espírito Santo, entre outros, visitados por turistas e viajantes que buscam conhecer a cidade por seus equipamentos culturais, urbanísticos e arquitetônicos;

- a recente onda de desmantelamento dos equipamentos culturais da cidade de Vitória, que levou à demolição do Teatro Edith Bulhões e ao encerramento das atividades do Teatro Galpão, e que pode se agravar com a demolição do armazém 5 e com o encerramento triste e definitivo de todos seu potencial como espaço artístico.

Propomos, paralelamente, o tombamento do Porto de Vitória como patrimônio histórico da cidade de Vitória e do estado do Espírito Santo pelos conselhos de cultura municipal e estadual, sendo esta a melhor forma de garantir sua preservação, o investimento em melhorias e a destinação a usos condizentes com as necessidades da comunidade.

A demolição foi anunciada na mídia em outubro de 2009 pelo presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) para ampliação do cais comercial do porto. Recentemente, o ministro da Secretaria de Portos do Brasil veio ao Espírito Santo e confirmou a obra (que teve início no fim de 2010).

Abaixo, alguma matérias publicadas sobre o assunto: