Pela instalação de um Pão de Açucar VERDE no distrito de Sousas, em Campinas, SP

Destinatário: Sr. Abílio Diniz e Diretoria do Grupo Pão de Açucar.

Prezado Sr. Abílio Diniz e Diretores do Grupo Pão de Açucar,

Signatários deste abaixo-assinado somos, em grande maioria, moradores da Região Leste de Campinas/SP, especialmente dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio.

Não buscamos apenas um modelo ótimo de consumo para o conforto da já privilegiada população dos distritos. Queremos aqui os conceitos e processos sociais e ecológicos aplicados em Indaiatuba e na Vila Clementino. Nossa região, especialmente por receber um enorme público qualificado, tem tudo para se tornar referência em cidadania e exemplo de saudável convivência entre o cidadão-consumidor e a empresa-cidadã.
Oferecemos nesse abaixo-assinado uma oportunidade ao Grupo Pão de Açúcar a oportunidade de dialogar, conhecer e atender a comunidade através das mídias sociais.
Provavelmente estamos inaugurando aqui uma ação inédita de consumidores que, entendendo-se como principais interessados, exigem de seus fornecedores nada menos que o melhor que eles podem oferecer, social, ecológica e comercialmente.
Nossa causa, mesmo tocando de forma importante o aspecto comercial, é prioritariamente Ecológica e Social.

Como está:

Os senhores possuem no Distrito de Sousas uma loja com a bandeira Compre-Bem que, desde sua inauguração, não faz muitos anos, causou-nos decepção imediata pelo equivoco grosseiro na avaliação sócio-econômica da região que se instalou, e depois, pela administração sofrível que, negligente, foi notícia várias vezes na mídia local por vender produtos vencidos e/ou deteriorados, precificação errada, péssima conduta dos colaboradores e, mais recentemente, por ter intoxicado clientes durante uma operação de dedetização com a loja em pleno funcionamento.
As poucas vendas que essa unidade realiza, os senhores mesmos podem confirmar, tem tíckets baixissimos apenas motivados por ofertas espetaculares que seduzem os os raros clientes de baixo poder aquisitivo da região ou pela excepcional localização do supermercado, instalado estrategicamente junto à um retorno na principal avenida de acesso aos distritos.

Onde está:

Esses distritos abrigam uma das mais importantes Áreas de Proteção Ambiental do Estado de São Paulo (APA-Campinas). Ainda que haja uma rígida legislação no que toca à ocupação do solo, a região conta com inúmeros condomínios horizontais de alto e altíssimo padrão, muitas chácaras de lazer e fazendas históricas preservadas e tombadas ou em processo de tombamento pelo Patrimônio Histórico (CONDEPACC). Estima-se que a população dos distritos hoje seja superior a 42.000 habitantes, sendo que 56% moram em condomínios. Aos finais de semana e feriados um contingente enorme de consumidores de outros bairros e até de cidades vizinhas, invade a região em busca das belezas naturais, dos clubes de campo, das trilhas para cicloturismo, caminhadas e outras práticas esportívas e, em especial, da ótima gastronomia oferecida pelos mais de 50 restaurantes espalhados pela área urbana e rural de facílimo acesso.
Os bairros de Campinas mais próximos são Chácaras Gramado, Parque da Hípica, Jardim das Palmeiras, Jardim das Paineiras, Vila Brandina e Nova Campinas. Trata-se da região mais valorizada de todo o município. Facilmente comprovável por uma visita aérea via Google Maps.

Toda essa argumentação mercadológica, pretende apenas sustentar economicamente as nossas principais motivações para reivindicar já, e oportunamente prestigiar, a instalação de uma unidade do PÃO DE AÇUCAR VERDE onde hoje funciona precariamente a loja Compre-Bem de Sousas.

Um pouco do que já temos:

A Área de Proteção Ambiental inserida nos distritos, territorialmente é muito mais ocupada por propriedades rurais, várias delas já produzem em alguma escala alimentos de forma orgânica. A vinda do Pão de Açucar-VERDE para a região é fundamental para o fortalecimento e expansão dessa agricultura.
Temos também em Sousas, há menos de mil metros da loja dos senhores a unidade matriz do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira ( www.candido.org.br ) que é referência mundial no tratamento de distúrbios psiquiátricos. Atribui-se grande parte do sucesso do processo terapêutico lá praticado às atividades laborais oferecidas aos usuários. Entre as diversas oficinas mantidas pela instituição, há uma ótima horta orgânica que já conta com estrutura comercial e logística adequada para atender uma loja VERDE.

O que queremos:

Pretendemos que, com a instalação da loja Verde, a política de respeitosas e colaborativas interações sociais e ambientais, como as que foram concebidas para a instalação da loja de Indaiatuba, extrapolem os portões do empreendimento e contagiem a comunidade.
Não se trata apenas de negócio, mas de um conceito, que sabemos, será brevemente o único possível.

Agora, a oportunidade e a razão aguardam ansiosamente a atitude, que está na mão dos senhores.

Assinamos abaixo,