Queremos a permanência do 13º Batalhão de Polícia Militar Centro/RJ

Destinatário: maria.joao.gaio@globo.com

Amigos e Amigas do CCS da 13ª AISP,

Nesta 5ª feira passada, em 28 de abril, dia da nossa reunião de Conselho Comunitário, no Centro de Pesquisa do INCA, nos foi anunciado pelo Comandante Eventual do 13º BPM, Ten Cel Almir, por sinal excelente pessoa, atencioso, amável e educado para com todos os participantes do CCS, a extinção do 13º BPM na forma atual de Batalhão.
Segundo o mesmo, a ordem teria vindo do Governador Sergio Cabral, coincidentemente a mesma pessoa que alguns anos atrás teve o interesse, enquanto Presidente da ALERJ, de que isso não acontecesse e esteve ao lado da população do Centro do RJ.
Para nossa surpresa, nesses tempos em que se conclamam as relações democráticas, percebemos o quanto "democrático" está sendo este ato, sem uma consulta prévia a sociedade civil, ou sequer uma reunião com as lideranças comunitárias da área, que não são poucas.
Enquanto Presidente há 04 anos e Vice-Presidente durante 01 ano, deste Conselho, percebo o pouco caso da Secretária de Segurança Pública e do Instituto Segurança Pública em nos chamar para uma conversa ou algo semelhante e nos colocar a par do que estava para acontecer, mais uma vez.
Considero uma falta de respeito com toda uma Diretoria, legitimamente conduzida, e uma parcela significativa da sociedade civil que aprendeu a respeitar e acompanhar com fidedignidade o trabalho dos CCS e em especial o nosso tido como referencia para muitos e copiado em diversos aspectos, pois cultivamos um trabalho de excelência!
Alguns jornais locais e documentos particulares do nosso CCS como os ofícios encaminhados ao Governador e protocolados no Palácio, mesmo sem nunca termos sidos chamados, são prova disso, apesar de não ser destaque na mídia “global”...
Neste momento digo que a luta continua e novo documento será entregue ao Governador e conclamo todas as Instituições do Centro do RJ e que não são poucas que façam o mesmo.
Cartas, ofícios, passeatas, audiências etc. são mecanismos de luta que podem e devem ser utilizados neste momento!
Conto com a assinatura de vocês!
Abraços fraternos da Professora Maria João Gaio – Presidente da 13ª AISP – CENTRO- RJ