Abaixo-Assinado (#8697):

TOMBAMENTO DO SÍTIO CASARÃO EM BALNEÁRIO DE CARAPEUS - SERRA/ES

Destinatário: Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura Municipal da Serra.

O Sítio Casarão encontra-se destelhado e sendo danificado por depredadores. Atualmente pertence à Construtora MRV que tentou sua demolição, embargada pela Prefeitura da Serra.

Esse fantástico imóvel foi construído na década de 50, com muito esforço e sem muitos recursos, pelos moradores da região de Carapebus, supervisionados, verbalmente, pelo excêntrico e misterioso proprietário. Os trabalhadores não dispunham de planta ou qualquer outra forma de orientação para a sua edificação.

A arquitetura é alemã e as particularidades existentes mexem com o imaginário das pessoas. É uma construção estratégica, um valhacouto, supostamente construído para abrigar fugitivos nazistas.

O casarão tem 58 cômodos interligados e distribuídos em seus 4 (quatro) pavimentos, acessíveis por escadas e elevador.

A estrutura do casarão é de alvenaria e madeiras nobres, com técnica alemã para proteção contra invasão de cupins.

O telhado foi todo montado por meio de encaixes precisos e o portão principal pertencia a Casa da Moeda do Rio de Janeiro.

Assim, pedimos, com este abaixo-assinado, aos Ministérios Públicos, aos governos federal e estadual e à Prefeitura da Serra, apuração da atual e lamentável situação e responsabilidade pelo descaso com essa imponente e belíssima edificação que, a cada dia, vem sendo danificada e o seu tombamento, tendo em vista o potencial histórico, cultural e paisagístico que possui, além do forte “legado imagético” que o torna ainda mais diferenciado, conforme consta no relatório de visita técnica, realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, em dezembro de 2009, que já recomendava a sua preservação.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.