NOVA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL FEMININO, NOVO COMEÇO !

Destinatário: CBF , Antônio Álvares Miranda Filho (miranda.ouvidor@cbf.com.br)

A Seleção Brasileira de Futebol Feminino ocupa o 3º lugar no ranking da FIFA e figura entre as seleções mais temidas nas competições internacionais de futebol feminino devido ao talento de jogadoras como Marta, Cristiane, Formiga, entre outras, que dispensam apresentações, e ao melhor ataque do mundo, composto pelas nossas camisas 10 e 11, que já atormentou seleções como EUA e ALEMANHA, com o futebol arte de CRISTIANE e MARTA, sendo esta última VENCEDORA CINCO VEZES do prêmio da FIFA de melhor jogadora do mundo, título este que não foi alcançado por nenhum outro jogador ou jogadora, na história desta premiação. Contudo, a fama que as brasileiras possuem entre as adversárias, não condiz com o apoio recebido pela seleção, que nunca conquistou um título expressivo, o que pode ser visto pelo seu extenso currículo de vice-campeonatos (Atenas 04, Pequim 08, WWC07), já que somente talento e amor à camisa não ganham títulos, e no final, as seleções que contam com o surporte de suas federações saem vitoriosas, o que demonstra a importância de uma boa preparação.
Sabendo então da qualidade e do talento desperdiçados das nossas jogadoras, que indevidamente não recebem o suporte, a preparação e o reconhecimento que merecem e necessitam, nós, apreciadores do futebol arte, queremos através deste abaixo-assinado fazer as seguintes reivindicações:

● AMISTOSOS DE QUALIDADE: Que a seleção realize no mínimo cinco amistosos por semestre, excluindo o Torneio Internacional da Cidade de São Paulo, que é realizado graças à parceria da prefeitura de SP com a SportPromotion; que sejam escolhidos adversários de qualidade, que tenham expressividade no futebol feminino, como Suécia, França, EUA, Alemanha e Japão ; que a Seleção faça no mínimo 5 amistosos de bom nível na preparação para competições importantes (pode ser contra a mesma seleção desde que seja uma seleção de qualidade reconhecida), como Mundial e Olimpíadas (o que não é uma grande exigência, já que seleções como EUA fizeram mais de 10 amistosos antes do Mundial de futebol feminino este ano, num curto espaço de tempo, e a CBF providenciou diversos amistosos para a seleção masculina antes da Copa América).

● ACAMPAMENTOS: Que as jogadoras se reúnam a cada três meses em acampamentos, e que a Seleção participe de torneios internacionais como Algarve Cup e Cyprus Cup, torneios nos quais somente a Seleção Brasileira não participa.

● NOVA COMISSÃO TÉCNICA: A seleção não tem a mesma qualidade técnica que possuia, por exemplo, em 2004, quando era comandada pelo técnico Rene Simões. Infelizmente, bons técnicos, na sua grande maioria, não querem treinar times femininos no Brasil, mas existem excelentes técnicas, que nunca teriam a oportunidade de treinar um time masculino, mas que seriam ideais para a seleção feminina. Fato este que já foi comprovado pela escolha da FIFA de melhores técnicos de futebol feminino neste último ano, no qual os três finalistas eram do sexo feminino, entre elas a vencedora, técnica da seleção alemã e ex-jogadora, Silvia Neid. Duas excelentes opções para técnica da seleção brasileira seriam: Sissi (ex-craque da Seleção, que atualmente trabalha como treinadora nos EUA) e Caroline Morace (ex-jogadora e técnica da seleção canadense). Além delas, os técnicos Jorge Barcellos e René Simões, que já estiveram no comando da seleção feminina e conseguiram bons resultados, mesmo sem condições ideais de trabalho, seriam opções interessantes para este cargo, como também o brasileiro e atual técnico da seleção da Guiné Equatorial, Marcelo Frigeiro, que vem realizando um bom trabalho com as jogadoras africanas.

● MELHOR ESTRATÉGIA DE MARKETING: O Brasil possui a cinco vezes melhor jogadora do mundo, Marta e a duas vezes terceira melhor jogadora do mundo, Cristiane, mas a imagem destas jogadoras não é aproveitada e divulgada para promover o crescimento da modalidade. Por exemplo, não existe camisa oficial da seleção feminina, com o nome da Marta ou da Cristiane sendo comercializada. Além disto, pouco se falou no site da CBF sobre a participação da nossa seleção no Mundial deste ano. A equipe norte americana possui um blog no site oficial da confederação norte-americana, no qual são relatadas todas as atividades das jogadoras através de imagens, vídeos e reportagens http://www.ussoccer.com/Social/WNT-Blog.aspx . O mesmo acontece com a seleção alemã, que além disto, tem a imagem da seleção feminina e de suas jogadoras vinculadas a campanhas de marcas importantes como a Mercedes-Benz entre outras.

Após eliminação, jogadoras da seleção brasileira pedem mais incentivo ao futebol feminino: Esporte Espetacular, Domingo, 17/07/2011.