Manifesto de Apoio às Chapas SUPERAÇÃO E CREDIBILIDADE (Quadro 1, Enfermeiros) e ÉTICA NA ENFERMAGEM (Quadros II e III - Técnicos e Auxiliares de Enfermagem) para a eleição do COREN-RJ 2011

Destinatário: Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro

Caros Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem

Solicitamos a sua atenção para o manifesto que ora lhes apresentamos.

Trata-se da apresentação dos compromissos firmados com as categorias de enfermagem pelos colegas dos Quadros I, II e III que estão candidatos ao Plenário do Coren-RJ, no pleito eleitoral a ser realizado em 11 de setembro de 2011, para a gestão de 2012 a 2015.

Caso você considere pertinentes os princípios defendidos pelos profissionais abaixo relacionados, candidatos das Chapas SUPERAÇÃO E CREDIBILIDADE (Enfermeiros) e ÉTICA NA ENFERMAGEM (Técnicos e Auxiliares de Enfermagem) e considere importante a nossa candidatura para a enfermagem fluminense, pedimos o seu apoio às Chapas e a sua adesão sob a forma de assinatura.

M A N I F E S T O

O presente Manifesto é uma iniciativa coletiva dos candidatos das Chapas referentes ao Quadro I (Enfermeiros) SUPERAÇÃO E CREDIBILIDADE e aos Quadros II e III (Técnicos e Auxiliares de Enfermagem) ÉTICA NA ENFERMAGEM para compor o Plenário, no período de 2012 a 2015, do CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO RIO DE JANEIRO (Coren-RJ).

A proposta dos componentes das Chapas é salvaguardar a transparência e a moralidade implantada em 2008, pela Junta Interventora, conhecida na voz corrente como “A Junta das Sete Mulheres”.

Esta Junta foi fruto de uma luta de cerca de 20 anos, que conquistou a redemocratização do COREN-RJ, por meio da intervenção realizada pelo Ministério Público Federal e referendado pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

Cabe esclarecer que, após 18 meses, a Junta Interventora foi ampliada, compondo o Plenário do COREN-RJ hoje formado por 42 Conselheiros indicados pela Associação Brasileira de Enfermagem do Rio de Janeiro, Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro e Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Rio de Janeiro, homologados pelo COFEN (29 de outubro de 2009), hoje composto por muitos de nós.

Com base no exposto, os candidatos das duas Chapas se manifestam divulgando o compromisso de todos para com a Enfermagem Fluminense, ressaltando que os princípios que nortearão o mandato, se eleitos, será sempre evidenciado pela gestão transparente da autarquia federal, respeitando os preceitos constitucionais, a ética profissional, os direitos da população e o exercício democrático do poder, para o desenvolvimento da Enfermagem no Estado do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2011.

Quadro I – CHAPA “Superação e Credibilidade” : Pedro de Jesus Silva, Ana Lúcia Telles Fonseca, Ana Tereza Ferreira de Souza, Fernando Rocha Porto (E.E.Alfredo Pinto - UNI-RIO), Glacy Kelly Gomes da Cunha Bisaggio, Gloria Maria de Carvalho (SES - RJ), Lilian Behring (H.U. Pedro Ernesto – UERJ), Luiza Mara Correia de Amorim (F.E.UERJ), Márcia Cristina Cid Araújo (SES – RJ), Maria da Luz Barbosa Gomes (E.E.Anna Nery), Maria Therezinha Nóbrega da Silva(F.E.UERJ), Maria Madalena de Andrade Santiago (F.E. UERJ), Nádia Mattos Ramalho, Sidênia Alves Sidrião de Alencar Mendes (E.E. Aurora de Afonso Costa – UFF)

Quadros II e III – CHAPA “Ética na Enfermagem” : Maria José dos Santos Peixoto, Agustinha Gonçalves de Oliveira, Georgina Rodrigues de Freitas, José Aurino dos Santos Piassabussu, Marco Antônio Tinoco de Carvalho, Maria Lúcia Tanajura Machado, Rosana Teixeira Afonso, Sara Miranda.

EU concordo com o Manifesto e apoio o Grupo de Profissionais de Saúde que se dispõe em cumpri-lo, como candidatos ao pleito do Coren-RJ em 11 de setembro de 2011.