Velocidade Excessiva

Destinatário: Ex.º Sr. Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos

Vimos por este meio, nós, moradores do Bairro das Ribeiras, em Freixieiro, Freguesia de Perafita, solicitar a vossa excelência, Sr.Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, a colocação de passadeiras para peões e de lombas, na Rua das Ribeiras, próximo à Alameda das Ribeiras, nesta Freguesia, a fim de diminuir a velocidade do tráfego automóvel, principalmente de ciclomotores e motociclos. Os principais tipos de técnicas de acalmia de tráfego caracterizam-se por alterações físicas da geometria convencional das vias de modo a provocar a diminuição da velocidade dos veículos automóveis como por exemplo a alteração dos alinhamentos verticais (bandas e lombas).
Esta medida tem a finalidade de obrigar os condutores a reduzir a
velocidade pois caso contrário poderão danificar os seus veículos ou sentir um nível elevado de desconforto por acção da variação brusca da aceleração vertical do movimento.
As lombas são a medida de acalmia de tráfego mais utilizada até hoje em todo o mundo, pois garantem uma redução muito significativa da velocidade dos veículos.
Com esta medida, pretende-se:
- Reduzir a velocidade dos veículos,
- Aumentar a segurança dos peões,
- Diminui o tráfego de atravessamento.
Devido ao facto, de existir um elevado número de peões e sobretudo crianças que circulam nesta artéria, pretende-se que esta medida seja tida em conta, sendo implementada a máxima brevidade, a fim de evitar o pior.
Os cidadãos abaixo-assinados,residentes e domiciliados neste Bairro, solicitam de Vossa Excelência que tome em conta estas medidas, a fim de reduzir a velocidade do tráfego automóvel.
Na certeza de termos nosso pedido atendido, encaminhamos este documento em folhas numeradas e assinadas por todos os cidadãos, em duas vias a serem enviadas ao seu Gabinete.
Nomeamos o Sr. , telefone , como nosso representante, caso sejam necessárias maiores informações.

Perafita, de Novembro de 2011