Contra o Acordo de Concertação Social

Destinatário: cgtp@cgtp.pt; secretaria.geral@sg.min-economia.pt

O Acordo de Concertação Social não respeita a Sociedade.
Não é possível chegar a um acordo sem consultar a população que será a mais afectada.
O argumento que baseia este acordo social relativamente à melhoria da economia portuguesa tornando-a mais competitiva é falso e meramente teórico. Não são os custos laborais o cerne da baixa produtividade economica do país. Os custos fiscais, custos de energia e custos de logística são os maiores agravantes nos custos de produção e competitividade económica do país.
As novas leis laborais são uma afronta á qualidade de vida social e capacidade de consumo e até de sobrevivência por parte da população.
Na época dos Descobrimentos (século XVI) foi a escravatura e a conquista de colónias que enriqueceram o reinado. Já se passaram 5 séculos. Deveriamos ter aprendido com a história da humanidade a encontrar alternativas eficazes e respeitadoras da condição humana.
Continuam a criar-se leis fortes para os fracos e leis fracas para os fortes.
Como é possivel que as negociações deste acordo tenham sido finalizadas sem a presença do maior representante sindical? Este é um indicador que não se pretendia um acordo social mas sim uma negociação entre minorias com poder.
A população deve ser ouvida e consultada quando os seus direitos e capacidades estão no centro de negociações.
Este documento a ser assinado hoje não deve ser o documento final.
Devem retomar-se as negociações e repensar o que efectivamente tornará Portugal mais forte e competitivo economicamente.
Não podemos deixar que uma nimoria decida por nós.
Por favor, se concordas que este Acordo de Concertação Social não deve ser assinado hoje e devem ser retomadas as negociações, por favor, assina este abaixo-assinado.