Contra a EBSERH e a privatização dos hospitais universitários

Destinatário: imprensa@sinditest.org.br

A privatização do patrimônio público, que entregou importantes empresas energéticas e da comunicação ao setor privado nos anos 90, atinge agora setores vitais do funcionamento do Estado: a saúde e a educação.

Através da criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitales – EBSERH – o governo abriu caminho para que os hospitais universitários passem a ser administrados por empresas privadas. Com isso, a saúde pública passará a existir sob uma nova perspectiva que fere à Constituição e principalmente o SUS.

O atendimento na saúde vai virar mercadoria e vai passar a valer a lógica do mercado, que trabalha com metas e desumaniza o atendimento.

Nos Estados onde a EBSERH já está na ativa o quadro é preocupante. Esses hospitais possuem duas portas de entrada. Uma para atender os pacientes do SUS e outra para atender o pessoal dos convênios.

É inadmissível que um prédio público seja utilizado para a obtenção de lucro de uma empresa particular. A infraestrutura desses hospitais, que já não supria o SUS, agora é compartilhada com os pacientes dos planos de saúde.

A Constituição precisa ser respeitada. O Estado deve ser o gestor das políticas públicas na saúde e educação. Nós, paranaenses, dizemos NÃO ao EBSERH e à privatização dos hospitais universitários.